terça-feira, 2 de janeiro de 2007

NO DIA DO SENHOR

SEQUÊNCIA 01

André estava sentado no sofá da sala da casa de João assistindo TV, quando entra João meio chateado jogando um molho de chaves “mixa” sobre a mesinha da sala que continha, uma arma, cinco celulares, uma garrafa de cerveja e dois copos, e desabafa:

JOÃO

To cheio de puxar carro, irmão. Temo que achá outro jeito de fazê grana.

ANDRÉ (tomando cerveja)

Demorô, drão! Firmeza...
E aí oque que vai rolá?

JOÃO

Ah, sei lá irmão, de repente um fumo pra acabá com essa pedra que tá matando tudo os truta que a gente conhece...

Ele é cortado por um telefone que toca sobre a mesa.

JOÃO

Fala!

TELEFONE

Aí! To precisando um vectra daqueles antigos! Sabe qual é, né?

JOÃO

Pode crê!

TELEFONE

Intão! Tem que ser pra ontem.

JOÃO

Demorô! Vamo ae!

E desliga o telefone levantando do sofá, pegando a arma e o molho de chaves. Chama o parceiro que está pegando os capacetes.
JOÃO (olhando pro parceiro)

Vamo ae?

ANDRÉ

Demorô!

SEQUÊNCIA 02

Edson está dirigindo e falando ao telefone:

EDSON

Olha só, eu vou dar uma parada em casa para tomar um banho e te encontro meia hora lá no restaurante!
OK? Té mais então.

Estaciona o carro em frente de sua casa, e na pressa tranca o carro somente com a chave esquecendo do alarme, entra em casa com passos apressados.
Em seguida João e André chegam de moto que é desligada uns metros antes de chegar no carro para não fazer barulho, e André pula antes que a moto pare.
Em segundos ele mixa a porta enquanto João empurra a moto mais a frente. Quando escutam o motor do carro saem com a moto e o carro a toda velocidade.

SEQUÊNCIA 03

O trabalho está normal na oficina em que André chega com o carro. João chega de moto logo atrás enquanto o receptador dá uma volta no carro olhando meio descontente e limpando a mão com uma estopa. Chega próxiom a João que está tirando o capacete.

KIKO (mal humorado)

É!!


Entrega o dinheiro a João que conta e nota que está faltando 500 reais.

JOÃO

Aí irmão ta faltando quinhentão aqui!!!

KIKO

É pela cor, eu preciso de branco.

JOÃO (devolvendo o dinheiro)

Dá nada irmão.
André! Entra aí! Deu treta.

KIKO (com dinheiro na mão)

Pera ae! Pera ae!

Os dois se entreolham num instante de suspense e KIKO volta atrás.

KIKO

Foi mal ae. Toma aqui, eu me viro com a cor.

Kiko devolve o dinheiro com uma quantia a mais.

JOÃO

Falo irmão.

E saem, André e João, de moto.

SEQUÊNCIA 04

Ao sairem da oficina passam na casa de um conhecido traficante. Batem na porta que abre só uma fresta.
João entrega o dinheiro da venda do carro e recebe um pacote com drogas.

CENAS OFF-SHOT

JOÃO VENDENDO DROGAS A VÁRIOS JOVENS
LEGENDA “Alguns meses depois”.

SEQUÊNCIA 05

João estava deitado no sofá em casa assistindo televisão. Tatiane sai do quarto e tenta dialogar.

TATI

Amor, quero conversar contigo.

JOÃO (levantando do sofá)

Se é aquela ladainha de sempre, nem começa!
TATI

João, tu tem que parar com essa vida. Não leva a lugar nenhum.

JOÃO (indo para tras de Tati)

Ei, já disse pra tu parar com isso.

TATI (chorando)

Tu já é dono de quase todas as bocas de maconha da cidade e olha oque a gente tem. A gente não tem nada. Tudo que tá aqui é sujo. Os móveis são sujos, nossa roupa é suja. João, você não percebe? Você é sujo....

Num acesso de raiva João desfere um tapa co as castas da mao de Tati que faz co que ela caia no sofá enquanto ele grita:

JOÃO

Tu nunca mais fale comigo desse jeito.
Sabe doque mais, vou trabalhar que eu ganho mais;

Ele entra no quarto e pega a carteira e a arma que está obre o criado mudo e deixa algumas balas e sai. Ela vai até a porta depois que ele sai e gritando fala:

TATI (deseperada)

Quando tu voltar eu não vou mais estar aqui.
Eu vou pra casa do meu padrasto.

E bate a porta. Sem perceber que no outro lado da rua está encostado num muro Leonardo, um ex-dono de boca de fumo que João forçou a fechar.

LEONARDO (com um sorriso no rosto)

Ah, é !! Tu fechou meu ponto, agora tu vai me paga.


SEQUÊNCIA 6

Na noite seguinte João chega em casa e encontra a porta entreaberta apesar da luz apagada. Cauteloso abre a porta devagar empunhando a arma na mão esquerda e acende a luz.
Depara-se com uma cena de completa desordem em sua casa e então percebe que tinha sido assaltado.

JOÃO

Meu caramba!!!


Observa a sala e dirigi-se para o quarto.
Quando acende a luz do quarto percebe que seus documentos estão sobre a cama completamente desarrumada e sua carteira vazia.


JOÃO

Cara, roubaram todo meu dinheiro.

Olha o criado e percebe que sumiu o telefone e as munições.
Dá uma última olhada no quarto quando começa a se irritar e esmurra a parede e sai apressado para buscar a Tatiane.

SEQUËNCIA 07

Quando João chega na casa da mãe de Tatiane reconhece o ladrão que está discutindo com o padrasto dela.
Sem nenhuma palavra parte pra cima do meliante que ao perceber o ataque, defende-se esmurrando o rosto de João que ignora totalmente a dor agarrando o rapaz, jogando-o ao chão com um golpe de judô e desferindo alguns socos.
O padrasto de Tatiane corre para separar a briga pois percebe que João está descontrolado.
Tatiane, ao escutar os gritos, sai correndo de casa para ajudar seu padrasto.
Ao conseguir separar a briga, o meliante sai correndo e João grita:

JOÃO

Da próxima vez não vai ser tão fácil não hein.
To falando, da próxima vez não vai ser tão fácil hein.

Mudando totalmente o seu comportamento volta-se para Tatiane suplicando para que ela volte para casa.

JOÃO

Amor, por favor roubaram nossa casa. Por favor, volta pra casa comigo. Eu vou fecha toda as boca de fumo. Eu prometo pra você que eu vo fecha. Eu vou fecha.

TATI

Ai João, que bom João!!!


Abraçam-se reconciliadoramente.

SEQUÊNCIA 08

Ao chegarem em casa, João abre a porta e mostra a desordem em que sua casa se encontra.

JOÃO

Olha amor oque fizeram com nossa casa. Roubaram tudo, roubaram nossa televisão, nosso vídeo cassete. Olha só amor oque aquele cara fez com a nossa casa.

Tatiane desconsolada anda em meio as coisas jogadas no chão, pega dois porta-retratos e os coloca novamente em seus lugares. Dirigem-se ao quarto.

TATI

Nossa, que bagunça que fizeram aqui.

JOÃO

O pior não é nada, olha aqui oh, roubaram todo o meu dinheiro. Até o dinheiro que separei pra pagar a mercadoria.

João junta seus documentos enquanto Tatiane, desanimada, tenta arrumar alguma coisa. Dão uma última olha e dirigem-se para a cozinha.

JOÃO

Meu, depois dessa vou até tomar um vinho, cara.

Dirige-se a geladeira, pega a garrafa de vinho que está na porta enquanto Tatiane senta à mesa. João pega um como no armário, abre a garrafa e Tatiane desabafa.

TATI

Sabe oque é pior, a gente não pode nem chamar a polícia. Me diz uma coisa, oque que a gente faz. A gente não tem dinheiro, a casa tá toda bagunçada. O que que a gente faz.

Então João dá um último gole no vinho e começa a passar mal, coloca o copo sobre a mesa, dirige-se á uma porta externa e começa a vomitar. Tatiane preocupada:

TATI

João, tá tudo bem? Quê que foi João? João que que foi? Oquê que você tem?

SEQUÊNCIA 09

Vinte e um dias depois, no Hospital de Caridade Dr. Alexandre examina João que desfalece num leito enquanto Tatiane observa encostada no umbral da porta com uma lágrima que corta-lhe o rosto.
Ao sair do quarto Dr. Alexandre conversa com Tatiane:

DR. ALEXANDRE

Tatiane, estou preocupado com João. Ainda não consegui descobrir qual é o seu problema. Não sei mais oque fazer. Não posso mais medicá-lo porque ele já esta a ponto de ter uma overdose por estar a 21 dias sem conseguir se alimentar. Tudo que ele tenta

No leito João, com a visão desfocada, observa os dois conversando ouvindo o diálogo com certa dificuldade e então começa a clamar a Deus:

JOÃO (em pensamento)

Meu Deus, meu Deus, oque que eu tenho, nenhum médico sabe qual a minha doença, meu Deus, me ajude, por favor!

João ouve uma voz que lhe diz:

ESPIRITO SANTO (Antônio José)

João Paulo, você desfalece não por doença da carne e sim por doença do espírito.

JOÃO (em pensamento)

Meu Deus, se o Senhor tiver piedade de mim, eu prometo seguir o Teu caminho, ser fiel a Ti e trabalhar na tua obra.

Por um breve momento seus olhos se fecham e abrem logo em seguida. Com a visão recuperada olha Tatiane e o médio no corredor.

JOÃO (emocionado, com uma lágrima no rosto)

Meu Deus! Obrigado pois no teu Santo Dia o Senhor lembrou de mim!

E em seguida vira-se para a torrada e o chá que estão sobre o criado mudo e começa a comer. Tatiane ao ver tal cena chama a atenção do Dr. Alexandre:

TATI

Dr., olha só!!!

E se aproximam do leito.
João olha para Tatiane com a feição revigorada.

JOÃO

Amor, amor, estou curado, não sinto mais nada.

Tatiane e o médio se entreolham assustados. O médico novamente o examina.

DR. ALEXANDRE

Não estou entendendo, percebo mudança no seu rosto mas seu quadro continua o mesmo! Nomal.

TATI

E agora Dr., oque vai ser?

DR. ALEXANDRE

Única coisa que posso fazer, é deixá-lo em observação até amanhã, domigo, e então darei alta...

JOÃO

Poderiam trazer mais torrada?

Tati e o médico se entreolham e começam a sorrir.

SEQUÊNCIA 10

CENAS OFF-SHOT:

MÚSICA – TUDO É PAZ

Senhor meu Deus
Tenho lutado muito pra sobreviver
Pois nesta vida tem barreiras pra valer
(Saindo do hospital)

Estou aqui, escalando a montanha do viver
(dinho mostrando o grande conflito)

E angustiado eu terei que vencer
E angustiado o meu coração se encontra na pior
Pai me socorre pois eu vivo aqui tão só
Preciso muito de tua paz aqui em mim
(caminhando na babitonga ao por-do-sol, sentado no banco da praça com expressão de angústia)

Agora eu sei, que meus amigos não me podem ajudar
Pois nesta vida, meu tormento é singular

(André e traficante num beco fumando um baseado e ele passa olhando com olhar de tristeza)


Só tu Jesus podes minha vida transformar
(chegando no colégio adventista recebendo a Biblia do Pr. Fábio)

Quero sentir o teu amor sublime em meu coracao
E a tua paz perfeita vinda de tuas mãos
(ele estudando a Bíblia em casa)

E que eu possa sentir a tua mão na minha mão
E que eu possa descrever o amor de então
(Cenas na igreja e do Pr. Pregando)

Como num lindo rio onde tudo é paz
(João e Tati descendo ao tanque batismal)

E que eu possa sentir a tua mão na minha mão
E que eu possa descrever o amor de então
Como num lindo rio onde tudo é paz
(Cenas do batismo)

Tudo é paz
Tudo é paz
(Os dois acenando pra igreja)

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns novamente Fabio...vc tem um dom expetacular... Que Deus continue abençoando vc com esse grandeeee talento...a historia ficou de mais...nao tem como não chorar....
Beijoss